sexta-feira, 25 de maio de 2018
Plano de saúde
Você tem plano de saúde ?
Associou-se a uma empresa privada de prestação de serviços ?
Paga mensalmente pela cobertura de consultas médicas, exames, internação hospitalar ?
Pois acho que está iludido, equivocado. Foi ludibriado e topou a brincadeira, entrou na dança.
Você não tem plano de saúde, tem plano de doença.
Ou vai desfrutar esse investimento todo estando hígido, sentindo-se bem, feliz, sem queixas ?
Plano de saúde, pra mim, é coisa bem diferente: uma programação preventiva, de aplicação prática, perene, gerida particularmente, aceitando assessoria.
Provavelmente muito mais barata e certamente mais positiva. Desvantagem: trabalhosa.
Não admite passividade, requer envolvimento constante. É simples e complexa ao mesmo tempo. Demanda certa dose de atenção, outra tanta de disciplina e, outra, indispensável, de movimento. Ah, além disso, a contribuição deve, preferencialmente, começar cedo. Quanto antes, melhor.
Tratando-se de um plano preventivo, é de ampla abrangência. Insuficiente investir apenas num sentido, contemplar um só setor do ser. Pede empenho quanto aos hábitos mais simples, triviais. Demanda ajustes de posturas relativas ao alimentar-se, dormir... sentir, pensar, agir: escolhas conscientes. Com opções condizentes com ações.
Ahhh, quanta gente já cansou, já desistiu, só ao ler estas letrinhas ! Que dirá da execução ?!
É um contrato de adesão que requer dedicação. Não tem segredo... mas chega a dar medo em muita gente. Apenas pensar em exercitar-se e abrir mão de alguns prazeres já abateu mais da metade da platéia. Parece preferível delegar a alguém esse "cuidar", depois: correr atrás do prejuízo.
Isso é humanidade. Não temos, mesmo, muito juízo. Adoramos o deleite imediato... e adiar esforço. Sem considerar que acreditamos que conosco o pior não acontece. E pagamos para ver. Pagamos caro, em geral.
Se a proposta é um plano de saúde - ou seja, programa que permita um existir de qualidade - a estratégia não deveria ser só a de buscar consertar estrago, apagar incêndio; certo ?!
Então, lá vou eu, perguntar de novo: você tem plano de saúde ?